internet: comidas – Novo Cálculo da Rota http://novocalculodarota.com.br A vida em movimento! Sat, 17 Jun 2017 16:38:56 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.8 http://novocalculodarota.com.br/wp-content/uploads/2017/05/cropped-logo-32x32.png internet: comidas – Novo Cálculo da Rota http://novocalculodarota.com.br 32 32 Japão Melhores Pratos – Parte III http://novocalculodarota.com.br/japao-melhores-pratos-parte-3/ http://novocalculodarota.com.br/japao-melhores-pratos-parte-3/#respond Thu, 09 Mar 2017 03:33:27 +0000 http://novocalculodarota.com.br/?p=617 Confira agora o último trecho do guia de melhores pratos do Japão com as províncias: Okayama, Hiroshima, Yamaguchi, Tokushima, Kagawa, Ehime, Kouchi, Fukuoka, Saga, Nagasaki, Kumamoto, Oita, Miyazaki, Kagoshima e Okinawa.

The post Japão Melhores Pratos – Parte III appeared first on Novo Cálculo da Rota.

]]>
Se você chegou até aqui, provavelmente viu o primeiro e o segundo post do guia Japão Melhores Pratos. Confira agora, o último trecho desta lista com as províncias de Okayama, Hiroshima, Yamaguchi, Tokushima, Kagawa, Ehime, Kouchi, Fukuoka, Saga, Nagasaki, Kumamoto, Oita, Miyazaki, Kagoshima e Okinawa:

 

33. OKAYAMA

Pratos famosos da Província de Okayama

1. Okayama Barazushi – Rico em sabor, fruto do mar fresco e legumes por cima de arroz de sushi.

2. Hiruzen Okowa – Arroz cozido no vapor com feijão vermelho. Supostamente este prato surgiu quando alguém misturou acidentalmente os feijões vermelhos com o arroz pensando que era outra coisa. O que um erro agradável.

3. Mamakari Zushi – O mamakari é da família sardinella e neste caso é feito em forma de sushi. Embora, Okayama é um pouco conhecida por suas versões sushi e não-sushi.

 

34. HIROSHIMA

Pratos famosos da Província de Hiroshima

1. Hiroshima Okonomiyaki – A diferença do Okonomiyaki de Hiroshima é que, ao invés de misturar os ingredientes, eles serão dispostos em camadas, tornando o resultado um pouco mais alto, ainda mais considerando que você usa de 3 a 4 vezes mais quantidade de repolho.

2. Kaki Ryouri (Ostra cozida) – Se você estiver em Hiroshima, coma algo com ostras. Provavelmente será muito bom!

3. Anago Meshidon (Tigela de arroz com enguia) – Enguia em cima do arroz. Sim, enguia!

 

35. YAMAGUCHI

Pratos famosos da Província de Yamaguchi

1. Fugu Ryouri (prato com Baiacu) – Lembrando que é um peixe com partes venenosas, pode ser uma emoção experimentar este prato.

2. Fugu Sashi (fatias de Fugu) – este é apenas sashimi cortado finamente. Fugu também uma espécie de Baiacu.

3. Shirouo Ryouri (peixe Ice Goby) – O Ice Goby é um pequeno peixe, e a província de Yamaguchi é conhecida por fazer os melhores pratos com ele.

 

36. TOKUSHIMA

Pratos famosos da Província de Tokushima

1. Sobagome Zosui – Um grão de trigo que foi feito como um grosso mingau, já que o arroz não desenvolve muito bem nesta região. Este mingau é servido com várias coberturas e ingredientes.

2. Tarai Udon – É um udon que é colocado em uma bacia de madeira cheia de água quente. Pegue o udon e mergulhe-o no molho como você faria com soba, mas é um udon!

3. Iya Soba – Iya é um distrito de Tokushima, e aqui eles fazem soba que é colocado em caldo de sopa de iroko juntamente com outros ingredientes no topo.

 

37. KAGAWA

Pratos famosos da Província de Kagawa

1. Sanuki Udon – Sanuki é como a província de Kagawa nomeou este macarrão, mas podemos dizer que é o “Udon de Kagawa”. Com o udon Sanuki, você tem geralmente o macarrão servido al dente com um caldo do atum + algas.

2. Shippoku Udon – É um udon preparado com muitos legumes, geralmente servido no inverno. Os legumes são fervidos primeiro, em seguida, o macarrão vem como cobertura. Além de tudo, parece muito saudável.

3. Iriko Meshi – Esta sardinha é cozida por cima do arroz.

 

38. EHIME

Pratos famosos da Província de Ehime

1. Uwajima Tai Meshi – Este é um prato de arroz feito com peixe Tai que é servido no distrito de Uwajima de Ehime. Se você estiver em Uwajima não deixe de comer um.

2. Jakoten – Este bolo é feito de pequenos peixes que são misturados em uma pasta e, em seguida, frito. Basicamente,  é um bolo de peixe feito de Hotarujako, um pequeno peixe branco.

3. Satsuma-jiru – Este é um caldo com base de miso, mas com sabor de carne de porco e vegetais.

 

39. KOUCHI

Pratos famosos da Província de Kouchi

1. Katsuo no Tataki – Este é um peixe bonito, grelhado quase sob o fogo.  É saboreado com gengibre ralado (e outros ingredientes também, dependendo de sua localização).

2. Sawachi Ryouri – tradicionalmente é composto de sushi e sashimi, mas recentemente outros tipos de alimentos foram incluídos também. Basicamente, este é um grupo de comida servido em um enorme placa (chamado sawachi).

3. Katsuo no Tosazukuri – Esta é outra versão do #1, Katsuo no Tataki. Ambos são bastante semelhantes, possivelmente os mesmos, mas você deve comer ambos de qualquer maneira.

 

40. FUKUOKA

Pratos famosos da Província de Fukuoka

1. Mentaiko – Este ovo marinado de peixe polaco. Veio originalmente da Coréia, embora aparentemente a versão japonesa é um pouco diferente. Na verdade, foi nomeado como prato número um do Japão no Shuukan Bushun, aparentemente.

2. Motsu Nabe – Este prato é um nabe feito de carne de bovino ou miudezas de porco, que geralmente são intestinos.

3. Tori no Mizutaki – Este é outro prato nabe , desta vez com legumes e frango.

 

41. SAGA

Pratos famosos da Província de Saga

1. Yobiko no Ika Ryouri (Lula de Yobiko cozida) – Yobiko é uma cidade na província de Saga. Eles aparentemente fazem as melhores lulas. Coma a lula e divirta-se!

2. Mutsugurou no Kabayaki (Mudskipper – peixe saltador carbonizado) – Isto é o que parece, um peixe saltador, carbonizado.  O que é um mudskipper, você pergunta? Bem, isso é um peixe de pantanais que é anfíbio e pode andar em terra usando suas barbatanas. Nem queira saber o que eles comem. É uma boa maneira de controlar a população destes seres.

3. Dagojiru – É uma sopa que tem macarrão, frango e muitos tipos de legumes. Um bom e saudável prato impulsionador de energia, especialmente no inverno.

 

42. NAGASAKI

Pratos famosos da Província de Nagasaki

1. Sara Udon / Chanpon – Literalmente “placa” udon, isto é, quando você coloca uma base de macarrão em um prato, em seguida, cobre com repolho, brotos de feijão, outros vegetais, lulas, camarões, carne de porco e outras coisas. E também utiliza um macarrão mais espesso similar ao Udon.

2. Shippoku Ryori – Este é um tipo de cozimento que vem de banquetes tradicionais formais na China antiga. Mesas circulares são organizadas com iguarias japonesas e chinesas, bem como alimentos introduzidos pelos comerciantes europeus. Lembre-se, Nagasaki foi o único contato que o Japão teve com o mundo exterior por um longo tempo, por isso tem muita influência internacional!

3. Sasebo Burger – Este é um hambúrguer artesanal da Sasebo. Esta receita veio da marinha americana e foi distribuída pelo Japão onde se tornou eventualmente famosa.  Mesmo que você encontre razão para comer hambúrgueres no Japão, esta pode ser uma situação em que as regras não se aplicam.

 

43. KUMAMOTO

Pratos famosos da Província de Kumamoto

1. Basashi – Cavalo em fatias. Sim, você pode comer um sashimi de cavalo no Japão.

2. Ikinari Dango – Bolo cozido no vapor com pedaços de batata-doce na massa. O recheio é de anko (pasta de feijão vermelho).

3. Karashirenkon (Raiz de Lótus mostarda) – Karashi é um tipo de mostarda picante. Renkon é a raiz do lótus. Coloque-os juntos e … você tem karashirenkon! Certifique-se de cortá-lo antes de comê-lo. Não coma isso como um cachorro-quente.

 

44. OITA

Pratos famosos da Província de Oita

1. Buri no Atsumeshi – fatias atum amarelo cru que foram marinadas em um molho de soja / açúcar / vinagre / saquê, servidos sobre arroz quente. Também estão incluídos itens como cebola verde, nori e sementes de gergelim.

2. Gomadashi Udon – Este é o peixe que é grelhado, depois de esmagado e misturado com molho de soja e sementes de gergelim. É então posto sobre udon.

3. Tenobe Dango Jiru – Bolinhos de de um macarrão esticado na mão, servido em uma saborosa sopa.

 

45. MIYAZAKI

Pratos famosos da Província de Miyazaki

1. Miyazaki no Sumibiyaki – Esta é carne de frango que é cortada e grelhada sobre carvão até empretejar. O sabor carbonizado é o que torna este prato bom.

2. Hiyajiru – Peixes pequenos são grelhados e esmagados, em seguida, misturado com sementes de gergelim e miso. É então colocado em uma sopa com pepino e…. pepino.

3. Frango Nanban – Este é o estilo Kyushu  para frango frito que foi brevemente marinado em um doce-cremoso-salgado-apimentado molho chamado nanban.

 

46. KAGOSHIMA

Pratos famosos da Província de Kagoshima

1. Tori Meshi – Este é um prato de arroz de frango com muitas coisas sobre ele.

2. Kibinago Ryouri – Um peixe prata pequeno que vive fora de Kagoshima. Há muitas maneiras de comê-lo, mas o mais comum parece ser como sashimi, juntamente com um molho de miso. Outras formas incluem grelhados, fervidos, fritos e em sopas.

3. Tonkatsu Ryouri – Tonkatsu é porco que é cozido muito lentamente para que ele fique macio.

 

47. OKINAWA

Pratos famosos da Província de Okinawa

1. Soki Soba – Este é um soba que é servido com costeletas de carne de porco, inclusive ainda com a cartilagem.

2. Goya Chanpuru – Consiste num tofu combinado com legumes, carne ou peixe (e às vezes presunto spam!). O melão amargo parece ser um vegetal muito comum aqui.

3. Rafutee – barriga de porco que é macia, suculenta e muito parecida com bacon … mas melhor. É temperado com um caldo de gengibre, awamori e água. Basicamente, é delicioso, assim como o bacon!

 

Japão Melhores Pratos

Perdeu alguma parte? Confira:

Primeira parte com:

Segunda parte com:


Confira aqui o post original (em inglês) dos nossos amigos Koichi e Aya, da Tofugo:
https://www.tofugu.com/japan/japanese-food-by-prefecture/

 

The post Japão Melhores Pratos – Parte III appeared first on Novo Cálculo da Rota.

]]>
http://novocalculodarota.com.br/japao-melhores-pratos-parte-3/feed/ 0
Japão Melhores Pratos – Parte II http://novocalculodarota.com.br/japao-melhores-pratos-parte-2/ http://novocalculodarota.com.br/japao-melhores-pratos-parte-2/#respond Thu, 09 Mar 2017 03:33:17 +0000 http://novocalculodarota.com.br/?p=613 Confira agora no guia, as províncias: Toyama, Ishikawa, Fukui, Gifu, Nagano, Yamanashi, Aichi, Shizuoka, Gunma, Tochigi, Ibaraki, Saitama, Chiba, Tokyo, Kanagawa, Mie, Shiga, Kyoto, Osaka, Hyogo, Naga, Wakayama, Tottori e Shimane.

The post Japão Melhores Pratos – Parte II appeared first on Novo Cálculo da Rota.

]]>
Provavelmente você acompanhou o primeiro post do guia Japão Melhores Pratos. Confira agora, as próximas províncias da lista: Toyama, Ishikawa, Fukui, Gifu, Nagano, Yamanashi, Aichi, Shizuoka, Gunma, Tochigi, Ibaraki, Saitama, Chiba, Tokyo, Kanagawa, Mie, Shiga, Kyoto, Osaka, Hyogo, Naga, Wakayama, Tottori e Shimane.

E não esqueça de acompanhar a terceira e última parte.

 

16. TOYAMA

Pratos famosos da Província de Toyama

1. Masuzushi (Trout Sushi) – Pode até parecer uma pizza de sushi.. oops… De qualquer forma, esta truta salgada é colocada no arroz e, em seguida, forrada com folhas de bambu. Pode vir em variações redondas ou não.

2. Shiro Ebi Ryori (pratos brancos do camarão) – Toyama é conhecido por seus pratos de camarão branco. Portanto, se você estiver em Toyama, procure tudo que têm camarão branco.

3. Hotaru Ika Ryori (Pratos Hotaru Squid) – Igualmente popular são os Hotaru Squid de Toyama. São pequenos pedaços e podem ser preparados em uma variedade de maneiras.

 

17. ISHIKAWA

Pratos famosos da Província de Ishikawa

1. Kabura Zushi (Turnip Sushi) – Este prato é feito de nabos conservados em sal e fatias de Olho de boi (uma espécie de peixe, juntamente com alguns outros ingredientes). É curado junto no arroz maltado.

2. Jibuni (guisado de Jibu) – Pato guisado coberto com farinha, nos vegetais sazonais e no glúten de trigo de Kanazawa.

3. Kaga Ryori (Kaga Dishes) – Alguma conexão com o Presidente Kaga? Provavelmente não. Ainda assim, # 3 são vários pratos agrupados em um. Este é um estilo de culinária que utiliza frutos do mar locais e um verde selvagem herdado pelos legumes. Não é apenas um tipo de prato, porém, mas você deve experimentá-lo se estiver na área da cidade de Kanazawa, onde isso é bem popular.

 

18. FUKUI

Pratos famosos da Província de Fukui

1. Oroshi Soba – Este é um prato frio de soba que tem várias coberturas sobre ele (ao contrário do zaru soba). Esta é ótima refeição para o verão.

2. Satoimo no Koroni (Batata Sato cozida lentamente) – Este prato simples de batata tem apenas alguns ingredientes: batatas sato, shoyu, açúcar e mirin. Mas, o gosto simples é o que torna este prato tão único.

3. Saba no Heshiko – Esta cavala é preservada pela província de Fukui. A cavala é limpa, salgada e, em seguida, colocada em farelo de arroz. Estes pedaços de peixe são levemente grelhados quando é a hora de comer.

 

19. YAMANASHI

Pratos famosos da Província de Yamanashi

1. Houtou – É um prato de macarrão achatado e legumes em uma sopa. O que torna ele único é que o macarrão udon é preparado no estilo de bolinho ao invés de de macarrão (por isso que os moradores locais não o consideram como um udon).

2. Yoshidano Udon (Udon de Yoshida) – Este prato especial da cidade de Fujiyoshida inclui udon surpreendentemente firme e espesso, coberto com vários ingredientes. Cada restaurante usa suas próprias especiarias (suridane), o que significa que pode variar de lugar para lugar. Experimente o “udon niku.” Ele tem carne de cavalo.

3. Kabocha Houtou (Abóbora Houtou) – Outro houtou (veja # 1). Desta vez com abóbora japonesa.

 

20. NAGANO

Pratos famosos da Província de Nagano

1. Shinshuu Soba – Duas partes de trigo, oito partes de trigo com mourisco. Foi nomeado a partir do antigo nome da província de Nagano.

2. Nozawanazuke (Nozawana Pickles) – Nozawana é a folha de um vegetal japonês. Esta é a variante picadinha de Nagano.

3. Oyaki – este é um tipo de bolinho japonês feito com massa fermentada de trigo com mourisco e envolta em várias coberturas. É geralmente cozido ou grelhado.

 

21. GIFU

Pratos famosos da Província de Gifu

1. Kurikinton (Pure de batatas com casquinha açucarada) – Kuri (castanhas) e kinton (batata-doce). Misture-os e você terá Kurikinton. Comer isso te trará riquezas (por causa da cor dourada).

2. Keichan – repolho, frango e cebola em uma marinada com shoyu e alho. É muitas vezes cozido em uma frigideira mongol, assim como jingisukan (ver Hokkaido).

3. Hobamiso (Miso com a folha da árvore Ho) – Estas folhas têm propriedades antibacterianas, o que as torna boas para manter os alimentos limpos. Neste prato, porém, vão as folhas secas. No topo, você coloca miso misturado com vários outros ingredientes. E então, é aquecido sob o fogo e você come o que estiver no topo.

 

22. SHIZUOKA

Pratos famosos da Província de Shizuoka

1. Sakuraebi Ryouri (pratos com camarão de cereja) – Se você estiver em Shizuoka e avistar no cardápio “sakura ebi”, peça-o imediatamente. Há muitas maneiras de preparar o camarão de Sakura, já que é um famoso alimento de Shizuoka.

2. Unagi No Kabayaki – Esta é enguia (unagi) mergulhada e grelhado em um molho à base de soja. Simplesmente deliciosa.

3. Shizuoka Oden – Esta é uma variedade de Oden (vários itens como: ovos cozidos, daikon, batatas, etc, que são primeiro fervidos, em seguida, mantidos em um caldo a fogo lento até a hora de ser servido). O Oden na versão de Shizuoka utiliza o nervo da carne para o caldo e tem um molho de soja forte. O caldo é então reabastecido, por isso os itens dentro obtem uma cor escura e cada vez mais escura e mais e mais deliciosa.

 

23. AICHI

Pratos famosos da Província de Aichi

1. Hitsumabushi – Este é o estilo Aichi para o Unagi-don (que é unagi no arroz). Há uma pequena diferença, no entanto. Primeiro você come o unagi. Então, você adiciona em alguns temperos. Finalmente, quando as coisas estiverem despedaçando  e tudo ficando muito louco, adicione dashi (stock) e coma como um chazuke.

2. Miso Nikomi Udon – Este é um tipo de udon que é cozido em um caldo de miso com várias outras coberturas (como repolho, cebola, cenoura, negi, e assim por diante). O que soa muito bem como uma “comfort food“.

3. Tebasaki Karaage – nada pode sair errado com asas de frango, especialmente se forem fritas!

Bônus: Miso Katsu – Eu sempre pensei que este era realmente famoso, mas ele só ficou em #4 nas pesquisas. Ainda assim, eu gosto muito. Aichi ama o seu miso.

 

24. MIE

Pratos famosos da Província de Mie

1. Ise Udon – molho de soja concentrado e sake doce são usados para fazer um caldo que vai sobre o grosso macarrão udon.

2. Tekonezushi – supostamente ensinado a um pescador por Kobo Daishi. Bonito e arroz de sushi são utilizados para criar este prato..

3. Ise Ebi Ryouri (prato de Lagosta Ise) – Se você encontrar com camarões ou lagostas em Ise, não tem o que sair errado!

 

25. SHIGA

Pratos famosos da Província de Shiga

1. Funazushi – Buna – a carpa é embalada em sal por um ano e depois de seca, é misturada com arroz. Esta mistura fermenta por mais três anos. E está pronto!

2. Kamo Nabe (Pato no pote quente) – Isto é exatamente o que parece. Pato, em um pote quente com outros ingredientes. É o pato que o torna delicioso, no entanto.

3. Ayu No Tsukudani – Este filhote de peixe-doce é cozido em molho de soja doce. Provavelmente vai bem para acompanhar bebidas.

 

26. KYOTO

Pratos famosos da Província de Kyoto

1. Kaiseki Ryori (Jantar tradicional com sequência de pratos) – Isto não é apenas um prato, mas vários, vários pratos.

2. Kyou Tsukemono (Kyoto Pickles) – São picles feitos em Kyoto. São conhecidos por sua simplicidade e vêm em outras variedades.

3. Obanzai – Legumes do mar, berinjela, arenque, bacalhau, cavala salgada, tofu e daikon cozido.

 

27. OSAKA

Pratos famosos da Província de Osaka

1. Okonomiyaki – É um tipo de panqueca salgada com vários ingredientes, como repolho desfiado, barriga de porco, polvo, lulas, camarão, outros vegetais e temperos.

2. Takoyaki – Estes bolinhos arredondados são feitos com uma massa de farinha de trigo e recheados de outras coisas deliciosas, principalmente o tako (polvo), mas também gengibre, cebola verde e muito mais. Uma das coisas mais deliciosas do mundo.

3. Kitsune Udon (Fox Udon) – Um udon coberto com aburage.

 

28. HYOGO

Pratos famosos da Província de Hyogo

1. Akashiyaki – Pequeno bolinho redondo da cidade de Akashi. A massa é feita de ovo e polvo e é mergulhado em um dashi antes de comer.

2. Kobe Beef – Isso não precisa de qualquer explicação, pois é famosa em todo o mundo. Massageia todos aqueles bois e deem cerveja à eles. Hmmmm…

3. Ikanago no kukini – Ikanago são peixes pequenos. Em seguida, eles são cozidos em molho de soja, gengibre, mirin e açúcar para transformá-lo neste prato. Um gostoso petisco para acompanhar bebidas.

 

29. NARA

Pratos famosos da Província de Nara

1. Kaki no Ha Zushi – É um sushi usando fatias de cavala. São envoltos em folhas de caqui por causa de suas propriedades antibacterianas.

2. Miwa Somen – Este é apenas um somen, mas é de Miwa, que é particularmente famoso por fazer somen, então, apenas isso já significa que é muito bom.

3. Yamato no Chagayu – É um tipo de grão de arroz que é aparentemente muito japonês, ou muito antigo. Não tenho certeza qual. Provavelmente antigo, considerando que é da província de Nara.

 

30. WAKAYAMA

Pratos famosos da Província de Wakayama

1. Kujira no Tatsuta Age (Carne de Baleia Frita) – É uma carne de baleia frita em muito óleo. Se para você, comer baleia é uma aberração, você deve evitar este prato.

2. Meharizushi – Uma bola de arroz coberta com uma folha de takana em conserva (folha de mostarda). O sabor amargo e o onigiri (bolinha de arroz) vão muito bem juntos.

3. Kue Nabe – Este prato é um nabe, feito com Kue, que é um dos peixes mais caros do japão, podendo ser traduzido como uma “garoupa do dente comprido”. E inclui outros ingredientes de nabe também.

 

31. TOTTORI

Pratos famosos da Província de Tottori

1. Matsubagani Ryouri – O Matsubagani é o “caranguejo da neve”. Tem braços super longos e é muito saboroso. Se você estiver em Tottori,  vai querer experimentar Matsubagani não importa como ele está preparado.

2. Kanijuu (Sopa de Caranguejo) – Mais caranguejo! Desta vez em uma sopa.

3. Oyama Okowa – Este arroz é embebido por uma noite e, em seguida, cozido com várias coisas saborosas. Não deixa de ser uma farta refeição.

 

32. SHIMANE

Pratos famosos da Província de Shimane

1. Izumo Soba – é um soba no estilo de Izumo. A parte interessante sobre este soba é que os grãos são moídos ainda com as cascas para criar um gosto diferente (e provavelmente tornando-o melhor para você). Outra coisa que faz dele um prato diferente é você despeja o molho sobre o soba em vez de mergulhar o soba num molho.

2. Shijimi Jiru – Um caldo com base no miso feito com Shijimi (uma espécie de mariscos). Fantástico!

3. Taimeishi –  Shimane é conhecida por seu prato onde o peixe Tai é colocado junto com o arroz. Parece simplesmente perfeito.

 

Japão Melhores Pratos – Parte III

Veja a terceira e última parte com as províncias de: Okayama, Hiroshima, Yamaguchi, Tokushima, Kagawa, Ehime, Kouchi, Fukuoka, Saga, Nagasaki, Kumamoto, Oita, Miyazaki, Kagoshima e Okinawa.


Confira aqui o post original (em inglês) dos nossos amigos Koichi e Aya, da Tofugo:
https://www.tofugu.com/japan/japanese-food-by-prefecture/


The post Japão Melhores Pratos – Parte II appeared first on Novo Cálculo da Rota.

]]>
http://novocalculodarota.com.br/japao-melhores-pratos-parte-2/feed/ 0
Japão Melhores Pratos – Parte I http://novocalculodarota.com.br/japao-melhores-pratos-parte-1/ http://novocalculodarota.com.br/japao-melhores-pratos-parte-1/#respond Thu, 09 Mar 2017 03:33:05 +0000 http://novocalculodarota.com.br/?p=532 O Japão pode passar a impressão de ser uma pequena ilha, mas basta você navegar por este guia do Japão melhores pratos que te leva do norte ao sul com os melhores ou mais famosos pratos das Províncias japonesas, que você terá uma melhor ideia da genialidade e criatividade destes orientais!

The post Japão Melhores Pratos – Parte I appeared first on Novo Cálculo da Rota.

]]>
O Japão pode passar a impressão de ser uma pequena ilha, mas basta você navegar por este guia do Japão melhores pratos que te leva do norte ao sul com os melhores ou mais famosos pratos das Províncias japonesas, que você terá uma melhor ideia da genialidade e criatividade destes orientais!

Nosso amigo Koichi do site tofugu.com criou um incrível guia que vai desde um básico Gyoza até um Funazushi (carpa embalada no sal por um ano e depois fermentada numa mistura por mais 3 longos anos) e a gente traduziu para vocês.

A pesquisa foi realizada diretamente com as províncias e ele tentou descobrir os alimentos mais famosos e os pratos mais consumidos. Apesar de alguns ingredientes se repetirem por diferentes cidades, o resultado do guia é muito bom e deve te ajudar na hora de planejar sua viagem pra lá!

O guia começa pelo Norte e vai descendo por cada província até o Sul.
São 47 províncias listadas, sendo que em cada uma o Koichi elegeu os 3 mais famosos (com exceção de Hokkaido por causa do seu tamanho).

 

1. HOKKAIDO

Pratos famosos da Província de Hokkaido

1. Uni, Ikura-don (Urchin de Mar e Salmão Roe Rice Bowl) – Esta é simplesmente uma tigela de arroz que é metade ikura (ovas de salmão) e metade uni (ouriço-do-mar). Eles praticamente combinaram dois dos melhores frutos do mar em um donburi, e isso já me deixa com muita fome.

2. Kaisen-don (tigela de arroz de frutos do mar) – Esta também é uma tigela de arroz, mas em vez de apenas “enfeites”, ela tem muitos ingredientes. Este donburi tem muitos tipos de mariscos por cima, que pode incluir caranguejo, camarão, uni, ikura, salmão, atum e muito mais.

3. Jingisukan (carne grelhada) – Este é um prato de estilo yakiniku que é servido em uma frigideira de metal convexo ou então num grill. A carne utilizada é a de cordeiro, que foi dita ser a carne escolhida para o Genghis Khan (o prato recebeu o nome somente após eles), e a frigideira tem a forma dos seus capacetes, que supostamente usavam pra preparar sua comida.

4. Ishikari Nabe (ensopado de salmão e vegetais com miso e manteiga) – Este ensopado é feito com base de miso e inclui um pouco de salmão Hokkaido. Ótimo para comer no frio inverno de Hokkaido.

5. Nama Uni Donburi (tigela de arroz com ouriço-do-mar cru) – Mais tigelas de arroz!

6. Chan Chan Yaki (Salmão Hotpot) – Também conhecido como o hot pot do pescador, este prato inclui salmão e legumes e vem temperado em um molho a base de miso.

 

2. AOMORI

Pratos famosos da Província de Aomori

1. Ichigoni aka ensopado de morango (ouriço-do-mar e guisado de abalone) – O ouriço-do-mar e o abalone são cozidos em dashi e temperados com um pouco de sal e shoyu (molho de soja). Parece simples, mas muito saboroso também. Recebe este nome não por ter morangos, mas por ser uma cor rosada como a dos morangos.

2. Senbei Jiru (Senbei Soup) – Se você nunca experimentou senbei, você está desperdiçando tempo. Se você nunca comeu senbei jiru, você deveria tentar. Provavelmente não é como o senbei que você está pensando, o Senbei jiru tende a usar senbei fresco que faz muito mais sentido quando você o prepara em uma sopa.

3. Pratos com Atum Maguro em Ooma – Ooma é um porto muito conhecido por seu atum. Assim, este prato agrupa tudo. Existem aparentemente vários pratos de atum Maguro no Porto de Ooma que vale a pena experimentar. Se você estiver em Ooma, você definitivamente vai querer pedir o atum.

 

3. IWATE

Pratos famosos da Província de Iwate

1. Morioka Reimen (Ramen coreano gelado) – Este ramen frio é semelhante ao prato norte-coreano Naengmyeon, exceto que o macarrão no Japão é feito de amido de batata. Tem um picante caldo frio de carne e muitas vezes inclui frutas para ajudar a cortar a picância.

2. Morioka Jajamen (Grosso macarrão chinês com molho de miso/carne ) – Este macarrão é maior e mais parecido com o udon. É um prato de macarrão chinês que é coberto com pepino, cebola verde, gengibre, um molho de carne miso e muito mais.

3. Wanko Soba (Tigela pequena de soba) – Este prato de soba é servido em tigelas pequenas. Uma teoria é porque durante um festival não havia soba suficiente para todos, por isso foi colocado em pratos menores para que todos pudessem provar. Oh Japão e suas tigelas pequenas.

 

4. MIYAGI

Pratos famosos da Província de Miyagi

1. Gyuutan Yaki (Língua de vaca assada) – Isto é o que parece … língua de vaca assada. É geralmente cortado em pedaços bem finos para que seja mais fácil de comer. Você não precisará enfiar a língua inteira da vaca em sua boca. Muuuuu.

2. Zundamochi (Mochi de feijão de soja / bolo de arroz) – Este é basicamente um mochi coberto em uma pasta de soja. Mochi é bom. Feijão de soja é bom. Por que não combiná-los?

3. Kaki Ryori (pratos de ostra) – pratos de ostra são bem conhecidos na província de Miyagi. Portanto, assim como Ooma e seu maguro, se você ver uma ostra num prato em miyagi, provavelmente vale a pena provar.

 

5. AKITA

Pratos famosos da Província de Akita

1. Kiritanpo Nabe (Kiritanpo Hot Pot) – Este prato é … muito bem conhecido em Akita. É um prato quente servido com kiritanbo, que é feito de arroz cozido que é triturado e, em seguida, transformado num formato cilindrico. Muitos outros ingredientes são adicionados também (assim como com a maioria dos nabe), mas o kiritanpo é o que o torna tão conhecido.

2. Inaniwa Udon – Este é um tipo de udon que é, bem, fino. Normalmente, udon é um macarrão mais espesso.

3. Hata Hata Zushi – Conhecido como o “Peixe Deus” por alguma razão, este peixe é um pouco pegajoso e não tem escamas. É um daqueles peixes que você encontrará principalmente em Akita, embora, que provavelmente é porque ele é mais famoso aqui mesmo.

 

6. YAMAGATA

Pratos famosos da Província de Yamagata

1. Imo Nabe (Batata Stew) – Trata-se essencialmente de uma batata nabe. Deve ser bom por ter sido nomeado o prato número 1.

2. Tamago Konyaku (Bolinha Konyaku) – Este é konyaku (quase zero calorias!) Na forma de bolinhas, cozido de várias maneiras.

3. Dongara Jiru (Sopa Dongara) – Esta sopa contém bacalhau cinza cortado em grandes pedaços e inclui os ossos, cabeça e entranhas. Também inclui vários outros ingredientes e temperos, e é um bom prato para aquecer você no inverno!

 

7. FUKUSHIMA

Pratos famosos da Província de Fukushima

1. Kozuyu – É uma sopa clara que contém vieiras secas, legumes e muito mais. Parece muito saboroso!

2. Kenchin Udon – É muito parecido com sopa de Kenchin (veja Província de Ibaraki), uma sopa com muitas raízes e legumes em um saboroso caldo. Parece que eles acrescentam udon ao deles, porém, criando uma versão original.

3. Nishin no Sanshou Zuke (Arenque em conserva) – Este é um arenque em conserva que é mergulhado em folhas de sansho e fermentado em shoyu, saquê, vinagre e açúcar. Dessa forma, você pode saborear durante o ano todo!

 

8. IBARAKI

Pratos famosos da Província de Ibaraki

1. Ankou Nabe (Ensopado de Monkfish – peixe-anjo/tamboril) – Quando fresco, o super feio tamboril/peixe-anjo  pode ser muito saboroso. Este ensopado contém o referido tamboril, mais notavelmente seu fígado.

2. Ankou no Dobu Jiru (Monkfish – peixe-anjo/tamboril) – Mais uma vez é o tamboril. Ibaraki faz muitas referências ao tamboril. Esta sopa contém todas as partes do tamboril, incluindo pele, fígado, barbatanas, estômago e muito mais. Não desperdice seu tamboril, crianças.

3. Kenchin Jiru (sopa de Kenchin) – Kenchinjiru é uma sopa que foi feita primeiramente no templo de kencho (onde surgiu seu nome). Um monge caiu um bloco de tofu e o quebrou em muitos pedaços. Então, o colocou na sopa de qualquer maneira, e o kenchinjiru nasceu. O legal sobre esta sopa é a distribuição do tofu. Uma vez que é um monte de pequenas peças!

 

9. TOCHIGI

Pratos famosos da Província de Tochigi

1. Shimotsukare – Legumes cozidos, soja, abura-age, e sake kasu. Muitos outros ingredientes podem ser adicionados também para contribuir no sabor.

2. Gyouza – Você sabe o que é gyoza / gyouza, certo? Dumplings, em inglês. Vale a pena dizer, que se você estiver em qualquer lugar o gyoza é bom. Se você estiver em Tochigi, é ainda melhor. Na verdade, é o lugar mais famoso pelo seu gyoza.

3. Shitake Soba – Shitake é um conhecido tipo de cogumelo, que recebe o nome de Lactarius Volemus. Este é um prato de soba que leva este saboroso cogumelo.

 

10. GUNMA

Pratos famosos da Província de Gunma

1. Yaki Manjuu (cozido Maju) – Esta flor de trigo que foi fermentada em sake é formada em pequenos bolinhos, e em seguida, espetadas. No topo é colocado um molho agridoce baseado em miso.

2. Okkirikomi – A parte mais interessante sobre este prato é o macarrão cortado a mão que pode se tornar bastante largo. O caldo é baseado em mirin e shoyu e também inclui legumes, taro, e muito mais.

3. Kamameshi – Este é “arroz de chaleira”, que é um arroz que é comido direto de uma panela de ferro comunal chamada de “kama”. Ele também inclui outros ingredientes além de arroz, e o arroz queimado no fundo adiciona um sabor extra maravilhoso.

 

11. SAITAMA

Pratos famosos da Província de Saitama

1. Hiyajiru Udon (sopa fria Udon) – esta é uma sopa fria de udon de Saitama. Contém sementes de gergelim, pepinos e outras coisas incríveis.

2. Igamanjuu – O arroz é cozido com feijão azuki e colocado em torno de um pão cozido no vapor com doce de feijão. Saboroso e doce.

3. Niboutou – É praticamente o mesmo que Okkirikomi mas … feito com o jeitinho de Saitama.

 

12. CHIBA

Pratos famosos da Província de Chiba

1. Namerou – este é um prato do pescador que consiste na cavala, sardinha, peixe voador, e agulhão do pacífico. É cortado em pequenos pedaços e é adicionado ao miso, gengibre, alho-poró e manjericão verde.

2. Yude Rakkasei (amendoim cozido no vapor) – Chiba e Fuji se tornaram conhecidos como regiões boas para cultivo do amendoim. Aparentemente, estes são os únicos amendoins que vão bem com álcool em todo o Japão.

3. Ajino Tataki (picadinho de carapau) – Este é prato do peixe carapau que foi cortado e colocado com algo fresco e saboroso.

 

13. TOKYO

Pratos famosos da Província de Tokyo

1. Monja Yaki– Semelhante ao Okonomiyaki, Monja yaki é uma massa pan frita com vários ingredientes. A diferença é que o mojayaki tem mais líquido. Então é apreciado diretamente da chapa com uma espátula.

2. Fukagawa Don (bacia de arroz de Fukagawa) – Moluscos são fritos e misturados com cebolas e miso por sobre o arroz. Hoje em dia estes tipos de moluscos são fáceis de encontrar em Fukagawa, o que lhe tornou popular.

3. Kusaya – Este é um petisco para acompanhar bebidas, que consiste num peixe salgado e seco. Tem um odor muito forte, mas com um sabor suave.

 

14. KANAGAWA

Pratos famosos da Província de Kanagawa

1. Kaigun Kare (Curry da Marinha) – Yokosuka era a base da Marinha. Ainda existe, embora é utilizado para outros fins. Durante este período, um tipo de curry local usado pelo pessoal da marinha fazia sucesso. Estranhamente, agora este tipo de curry é considerado o “curry normal” no Japão, embora seja preparado pela “receita original” aqui.  Talvez seja conhecido como o berço do curry.

2. Namashirasu Don (Tigela de arroz com Whitebait cru)Whitebait é um termo para peixes minúsculos, geralmente filhotes de anchova  ou sardinhas. Neste prato, em vez de fritar ou cozinhar os peixes, você o come cru. A textura é impressionante.

3. Sanmamen – Este é prato de ramen no estilo Yokohama que é servido em um caldo de shoyu e coberto em vegetais salteados.

 

15. NIIGATA

Pratos famosos da Província de Niigata

1. Noppei Jiru (sopa de Noppei) – Esta sopa é produzida com as “sobras” do vegetal cozido no óleo do sésamo. Isto é frequentemente consumido em festivais, cerimônias budistas e durante o Ano Novo.

2. SasaDango – Esta era uma comida portátil no período dos Reinos Combatentes. É composto de artemísia sabor mochi e redbeans. Para torná-lo portátil é embrulhado em folhas de bambu.

3. Hegi Soba – Esses macarrão soba usar top-notch trigo sarraceno e são servidos em uma placa especial chamado “hegi.” Os macarrões são colocados no hegi para que eles possam ser comido um bocado de cada vez. Eu gosto quando as pessoas separam meu macarrão para mim para que eles sejam mais fáceis de comer. Não admira que estes sejam famosos.

 

Japão Melhores Pratos – Parte II

Veja agora a segunda parte com as províncias de:
Toyama, Ishikawa, Fukui, Gifu, Nagano, Yamanashi, Aichi, Shizuoka, Gunma, Tochigi, Ibaraki, Saitama, Chiba, Tokyo, Kanagawa, Mie, Shiga, Kyoto, Osaka, Hyogo, Naga, Wakayama, Tottori e Shimane.

E não perca a terceira e última parte, com:
Okayama, Hiroshima, Yamaguchi, Tokushima, Kagawa, Ehime, Kouchi, Fukuoka, Saga, Nagasaki, Kumamoto, Oita, Miyazaki, Kagoshima e Okinawa.


Confira aqui o post original (em inglês) dos nossos amigos Koichi e Aya, da Tofugo:
https://www.tofugu.com/japan/japanese-food-by-prefecture/


The post Japão Melhores Pratos – Parte I appeared first on Novo Cálculo da Rota.

]]>
http://novocalculodarota.com.br/japao-melhores-pratos-parte-1/feed/ 0