notícias – Novo Cálculo da Rota http://novocalculodarota.com.br A vida em movimento! Sat, 17 Jun 2017 16:38:56 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.8 http://novocalculodarota.com.br/wp-content/uploads/2017/05/cropped-logo-32x32.png notícias – Novo Cálculo da Rota http://novocalculodarota.com.br 32 32 A queda da Azure Window em Malta http://novocalculodarota.com.br/queda-da-azure-window-de-malta/ http://novocalculodarota.com.br/queda-da-azure-window-de-malta/#respond Mon, 20 Mar 2017 22:41:58 +0000 http://novocalculodarota.com.br/?p=1203 Este belíssimo monumento esculpido pela natureza na costa oeste da ilha de Gozo, em Malta, despediu-se do público em 8 de março de 2017. A queda da Azure Window (janela azul) é mais um marco para a frase: não deixe para amanhã, o que pode fazer hoje.

The post A queda da Azure Window em Malta appeared first on Novo Cálculo da Rota.

]]>
Este belíssimo monumento esculpido pela natureza na costa oeste da ilha de Gozo, em Malta, despediu-se do público em 8 de março de 2017. A queda da Azure Window (janela azul) é mais um marco para a frase: não deixe para amanhã, o que pode fazer hoje.

Este era um dos principais pontos turísticos de Malta (a segunda maior ilha deste arquipélago europeu). Sua janela natural formava uma moldura perfeita para enquadrar o Mediterrâneo e suas falésias rochosas ao fundo.

Infelizmente esta obra prima estava sendo consumida por erosão e sua queda já era tida como inevitável.

Comparativo após a queda do monumento natural

Foi neste cenário que Daenerys Targaryen e Khal Drogo se casaram na primeira temporada de Game of Thrones. E também serviu como locação para filmes como Choque de Titãs (1981) ou O Conde de Monte Cristo (2002).

Foto de Gilbert Vancell, um fotógrafo de natureza que registrou os últimos momentos desta obra prima

 

8 de Março de 2017

Esta manhã, a mesma força da natureza que o tinha criado, deitou-o no mar. O Tieqa tad-Dwejra – também conhecido como “Azure Window” – colapsou depois de ventos fortes terem atingido a ilha. “Os estudos encomendados ao longo dos anos indicavam que este monumento [natural] seria duramente atingido pela inevitável erosão natural. Esse triste dia chegou”, lamentou o primeiro-ministro de Malta, Joseph Muscat, no Twitter. “Desolador”, comentava pouco depois o governante na mesma rede social, num post acompanhado por uma fotografia do local.

Não só desabou a “ponte” gigante que a estrutura formava, como o “pilar” que se erguia do Mediterrâneo parece ter sucumbido por completo à força do vento e do mar. Nas fotografias publicadas esta quarta-feira nos media internacionais e nas redes sociais, é como se a “Janela Azul” nunca tivesse existido.

“Surgiu um mar violento debaixo da ‘janela’. De repente, o arco desabou no mar com um estrondo, criando um esguicho enorme. Quando o jacto desapareceu, o monte tinha desaparecido também”, contou Roger Chessell, habitante da vila vizinha de Xaghra, ao Times of Malta.

De acordo com o jornal local, um estudo realizado em 2013 dava conta da inevitabilidade da erosão da estrutura, mas avançava que esta não estava em perigo iminente de colapso. Os geólogos davam-lhe, então, décadas de vida.

No entanto, no último ano, aumentaram as preocupações em relação ao futuro do arco no longo prazo. Recentemente, as autoridades tinham proibido a travessia da “ponte” que se formava no topo da estrutura, com sinalização no local e a aplicação de multas em caso de incumprimento, embora muita gente continuasse a ignorar as advertências.

Segundo o ministro do Ambiente de Malta, José Herrera, nenhuma intervenção humana poderia ter evitado que o arco desabasse, disse esta quarta-feira numa conferência de imprensa.

 

As últimas imagens do local

Durante pesquisas, encontramos Gilbert Vancell, um fotógrafo especializado em natureza e que mora em Malta. Coincidentemente, dias antes da queda, ele havia visitado este belíssimo monumento natural e registrou o que deve ser, uma das últimas imagens para ficar guardada na nossa lembrança:

A última fotografia de Gilbert Vancell, tirada apenas 1 semana antes da queda. Mostrando o triângulo entre a Lua, Marte e Vênus logo após o pôr-do-sol

Gilbert Vancell é um fotógrafo de natureza que mora em Malta. Saiba mais sobre seu trabalho no seu site, Facebook, e YouTube. Um artigo também foi publicado aqui.

 

E você, conheceu Malta antes de março de 2017 e chegou a ver esta obra da natureza?

Infelizmente, eu não tive este prazer.
🙁

 

The post A queda da Azure Window em Malta appeared first on Novo Cálculo da Rota.

]]>
http://novocalculodarota.com.br/queda-da-azure-window-de-malta/feed/ 0