A vida em movimento!

Japão Melhores Pratos – Parte I

Um guia passando pelas províncias japonesas, de norte a sul!

0

O Japão pode passar a impressão de ser uma pequena ilha, mas basta você navegar por este guia do Japão melhores pratos que te leva do norte ao sul com os melhores ou mais famosos pratos das Províncias japonesas, que você terá uma melhor ideia da genialidade e criatividade destes orientais!

Nosso amigo Koichi do site tofugu.com criou um incrível guia que vai desde um básico Gyoza até um Funazushi (carpa embalada no sal por um ano e depois fermentada numa mistura por mais 3 longos anos) e a gente traduziu para vocês.

A pesquisa foi realizada diretamente com as províncias e ele tentou descobrir os alimentos mais famosos e os pratos mais consumidos. Apesar de alguns ingredientes se repetirem por diferentes cidades, o resultado do guia é muito bom e deve te ajudar na hora de planejar sua viagem pra lá!

O guia começa pelo Norte e vai descendo por cada província até o Sul.
São 47 províncias listadas, sendo que em cada uma o Koichi elegeu os 3 mais famosos (com exceção de Hokkaido por causa do seu tamanho).

 

1. HOKKAIDO

Pratos famosos da Província de Hokkaido

1. Uni, Ikura-don (Urchin de Mar e Salmão Roe Rice Bowl) – Esta é simplesmente uma tigela de arroz que é metade ikura (ovas de salmão) e metade uni (ouriço-do-mar). Eles praticamente combinaram dois dos melhores frutos do mar em um donburi, e isso já me deixa com muita fome.

2. Kaisen-don (tigela de arroz de frutos do mar) – Esta também é uma tigela de arroz, mas em vez de apenas “enfeites”, ela tem muitos ingredientes. Este donburi tem muitos tipos de mariscos por cima, que pode incluir caranguejo, camarão, uni, ikura, salmão, atum e muito mais.

3. Jingisukan (carne grelhada) – Este é um prato de estilo yakiniku que é servido em uma frigideira de metal convexo ou então num grill. A carne utilizada é a de cordeiro, que foi dita ser a carne escolhida para o Genghis Khan (o prato recebeu o nome somente após eles), e a frigideira tem a forma dos seus capacetes, que supostamente usavam pra preparar sua comida.

4. Ishikari Nabe (ensopado de salmão e vegetais com miso e manteiga) – Este ensopado é feito com base de miso e inclui um pouco de salmão Hokkaido. Ótimo para comer no frio inverno de Hokkaido.

5. Nama Uni Donburi (tigela de arroz com ouriço-do-mar cru) – Mais tigelas de arroz!

6. Chan Chan Yaki (Salmão Hotpot) – Também conhecido como o hot pot do pescador, este prato inclui salmão e legumes e vem temperado em um molho a base de miso.

 

2. AOMORI

Pratos famosos da Província de Aomori

1. Ichigoni aka ensopado de morango (ouriço-do-mar e guisado de abalone) – O ouriço-do-mar e o abalone são cozidos em dashi e temperados com um pouco de sal e shoyu (molho de soja). Parece simples, mas muito saboroso também. Recebe este nome não por ter morangos, mas por ser uma cor rosada como a dos morangos.

2. Senbei Jiru (Senbei Soup) – Se você nunca experimentou senbei, você está desperdiçando tempo. Se você nunca comeu senbei jiru, você deveria tentar. Provavelmente não é como o senbei que você está pensando, o Senbei jiru tende a usar senbei fresco que faz muito mais sentido quando você o prepara em uma sopa.

3. Pratos com Atum Maguro em Ooma – Ooma é um porto muito conhecido por seu atum. Assim, este prato agrupa tudo. Existem aparentemente vários pratos de atum Maguro no Porto de Ooma que vale a pena experimentar. Se você estiver em Ooma, você definitivamente vai querer pedir o atum.

 

3. IWATE

Pratos famosos da Província de Iwate

1. Morioka Reimen (Ramen coreano gelado) – Este ramen frio é semelhante ao prato norte-coreano Naengmyeon, exceto que o macarrão no Japão é feito de amido de batata. Tem um picante caldo frio de carne e muitas vezes inclui frutas para ajudar a cortar a picância.

2. Morioka Jajamen (Grosso macarrão chinês com molho de miso/carne ) – Este macarrão é maior e mais parecido com o udon. É um prato de macarrão chinês que é coberto com pepino, cebola verde, gengibre, um molho de carne miso e muito mais.

3. Wanko Soba (Tigela pequena de soba) – Este prato de soba é servido em tigelas pequenas. Uma teoria é porque durante um festival não havia soba suficiente para todos, por isso foi colocado em pratos menores para que todos pudessem provar. Oh Japão e suas tigelas pequenas.

 

4. MIYAGI

Pratos famosos da Província de Miyagi

1. Gyuutan Yaki (Língua de vaca assada) – Isto é o que parece … língua de vaca assada. É geralmente cortado em pedaços bem finos para que seja mais fácil de comer. Você não precisará enfiar a língua inteira da vaca em sua boca. Muuuuu.

2. Zundamochi (Mochi de feijão de soja / bolo de arroz) – Este é basicamente um mochi coberto em uma pasta de soja. Mochi é bom. Feijão de soja é bom. Por que não combiná-los?

3. Kaki Ryori (pratos de ostra) – pratos de ostra são bem conhecidos na província de Miyagi. Portanto, assim como Ooma e seu maguro, se você ver uma ostra num prato em miyagi, provavelmente vale a pena provar.

 

5. AKITA

Pratos famosos da Província de Akita

1. Kiritanpo Nabe (Kiritanpo Hot Pot) – Este prato é … muito bem conhecido em Akita. É um prato quente servido com kiritanbo, que é feito de arroz cozido que é triturado e, em seguida, transformado num formato cilindrico. Muitos outros ingredientes são adicionados também (assim como com a maioria dos nabe), mas o kiritanpo é o que o torna tão conhecido.

2. Inaniwa Udon – Este é um tipo de udon que é, bem, fino. Normalmente, udon é um macarrão mais espesso.

3. Hata Hata Zushi – Conhecido como o “Peixe Deus” por alguma razão, este peixe é um pouco pegajoso e não tem escamas. É um daqueles peixes que você encontrará principalmente em Akita, embora, que provavelmente é porque ele é mais famoso aqui mesmo.

 

6. YAMAGATA

Pratos famosos da Província de Yamagata

1. Imo Nabe (Batata Stew) – Trata-se essencialmente de uma batata nabe. Deve ser bom por ter sido nomeado o prato número 1.

2. Tamago Konyaku (Bolinha Konyaku) – Este é konyaku (quase zero calorias!) Na forma de bolinhas, cozido de várias maneiras.

3. Dongara Jiru (Sopa Dongara) – Esta sopa contém bacalhau cinza cortado em grandes pedaços e inclui os ossos, cabeça e entranhas. Também inclui vários outros ingredientes e temperos, e é um bom prato para aquecer você no inverno!

 

7. FUKUSHIMA

Pratos famosos da Província de Fukushima

1. Kozuyu – É uma sopa clara que contém vieiras secas, legumes e muito mais. Parece muito saboroso!

2. Kenchin Udon – É muito parecido com sopa de Kenchin (veja Província de Ibaraki), uma sopa com muitas raízes e legumes em um saboroso caldo. Parece que eles acrescentam udon ao deles, porém, criando uma versão original.

3. Nishin no Sanshou Zuke (Arenque em conserva) – Este é um arenque em conserva que é mergulhado em folhas de sansho e fermentado em shoyu, saquê, vinagre e açúcar. Dessa forma, você pode saborear durante o ano todo!

 

8. IBARAKI

Pratos famosos da Província de Ibaraki

1. Ankou Nabe (Ensopado de Monkfish – peixe-anjo/tamboril) – Quando fresco, o super feio tamboril/peixe-anjo  pode ser muito saboroso. Este ensopado contém o referido tamboril, mais notavelmente seu fígado.

2. Ankou no Dobu Jiru (Monkfish – peixe-anjo/tamboril) – Mais uma vez é o tamboril. Ibaraki faz muitas referências ao tamboril. Esta sopa contém todas as partes do tamboril, incluindo pele, fígado, barbatanas, estômago e muito mais. Não desperdice seu tamboril, crianças.

3. Kenchin Jiru (sopa de Kenchin) – Kenchinjiru é uma sopa que foi feita primeiramente no templo de kencho (onde surgiu seu nome). Um monge caiu um bloco de tofu e o quebrou em muitos pedaços. Então, o colocou na sopa de qualquer maneira, e o kenchinjiru nasceu. O legal sobre esta sopa é a distribuição do tofu. Uma vez que é um monte de pequenas peças!

 

9. TOCHIGI

Pratos famosos da Província de Tochigi

1. Shimotsukare – Legumes cozidos, soja, abura-age, e sake kasu. Muitos outros ingredientes podem ser adicionados também para contribuir no sabor.

2. Gyouza – Você sabe o que é gyoza / gyouza, certo? Dumplings, em inglês. Vale a pena dizer, que se você estiver em qualquer lugar o gyoza é bom. Se você estiver em Tochigi, é ainda melhor. Na verdade, é o lugar mais famoso pelo seu gyoza.

3. Shitake Soba – Shitake é um conhecido tipo de cogumelo, que recebe o nome de Lactarius Volemus. Este é um prato de soba que leva este saboroso cogumelo.

 

10. GUNMA

Pratos famosos da Província de Gunma

1. Yaki Manjuu (cozido Maju) – Esta flor de trigo que foi fermentada em sake é formada em pequenos bolinhos, e em seguida, espetadas. No topo é colocado um molho agridoce baseado em miso.

2. Okkirikomi – A parte mais interessante sobre este prato é o macarrão cortado a mão que pode se tornar bastante largo. O caldo é baseado em mirin e shoyu e também inclui legumes, taro, e muito mais.

3. Kamameshi – Este é “arroz de chaleira”, que é um arroz que é comido direto de uma panela de ferro comunal chamada de “kama”. Ele também inclui outros ingredientes além de arroz, e o arroz queimado no fundo adiciona um sabor extra maravilhoso.

 

11. SAITAMA

Pratos famosos da Província de Saitama

1. Hiyajiru Udon (sopa fria Udon) – esta é uma sopa fria de udon de Saitama. Contém sementes de gergelim, pepinos e outras coisas incríveis.

2. Igamanjuu – O arroz é cozido com feijão azuki e colocado em torno de um pão cozido no vapor com doce de feijão. Saboroso e doce.

3. Niboutou – É praticamente o mesmo que Okkirikomi mas … feito com o jeitinho de Saitama.

 

12. CHIBA

Pratos famosos da Província de Chiba

1. Namerou – este é um prato do pescador que consiste na cavala, sardinha, peixe voador, e agulhão do pacífico. É cortado em pequenos pedaços e é adicionado ao miso, gengibre, alho-poró e manjericão verde.

2. Yude Rakkasei (amendoim cozido no vapor) – Chiba e Fuji se tornaram conhecidos como regiões boas para cultivo do amendoim. Aparentemente, estes são os únicos amendoins que vão bem com álcool em todo o Japão.

3. Ajino Tataki (picadinho de carapau) – Este é prato do peixe carapau que foi cortado e colocado com algo fresco e saboroso.

 

13. TOKYO

Pratos famosos da Província de Tokyo

1. Monja Yaki– Semelhante ao Okonomiyaki, Monja yaki é uma massa pan frita com vários ingredientes. A diferença é que o mojayaki tem mais líquido. Então é apreciado diretamente da chapa com uma espátula.

2. Fukagawa Don (bacia de arroz de Fukagawa) – Moluscos são fritos e misturados com cebolas e miso por sobre o arroz. Hoje em dia estes tipos de moluscos são fáceis de encontrar em Fukagawa, o que lhe tornou popular.

3. Kusaya – Este é um petisco para acompanhar bebidas, que consiste num peixe salgado e seco. Tem um odor muito forte, mas com um sabor suave.

 

14. KANAGAWA

Pratos famosos da Província de Kanagawa

1. Kaigun Kare (Curry da Marinha) – Yokosuka era a base da Marinha. Ainda existe, embora é utilizado para outros fins. Durante este período, um tipo de curry local usado pelo pessoal da marinha fazia sucesso. Estranhamente, agora este tipo de curry é considerado o “curry normal” no Japão, embora seja preparado pela “receita original” aqui.  Talvez seja conhecido como o berço do curry.

2. Namashirasu Don (Tigela de arroz com Whitebait cru)Whitebait é um termo para peixes minúsculos, geralmente filhotes de anchova  ou sardinhas. Neste prato, em vez de fritar ou cozinhar os peixes, você o come cru. A textura é impressionante.

3. Sanmamen – Este é prato de ramen no estilo Yokohama que é servido em um caldo de shoyu e coberto em vegetais salteados.

 

15. NIIGATA

Pratos famosos da Província de Niigata

1. Noppei Jiru (sopa de Noppei) – Esta sopa é produzida com as “sobras” do vegetal cozido no óleo do sésamo. Isto é frequentemente consumido em festivais, cerimônias budistas e durante o Ano Novo.

2. SasaDango – Esta era uma comida portátil no período dos Reinos Combatentes. É composto de artemísia sabor mochi e redbeans. Para torná-lo portátil é embrulhado em folhas de bambu.

3. Hegi Soba – Esses macarrão soba usar top-notch trigo sarraceno e são servidos em uma placa especial chamado “hegi.” Os macarrões são colocados no hegi para que eles possam ser comido um bocado de cada vez. Eu gosto quando as pessoas separam meu macarrão para mim para que eles sejam mais fáceis de comer. Não admira que estes sejam famosos.

 

Japão Melhores Pratos – Parte II

Veja agora a segunda parte com as províncias de:
Toyama, Ishikawa, Fukui, Gifu, Nagano, Yamanashi, Aichi, Shizuoka, Gunma, Tochigi, Ibaraki, Saitama, Chiba, Tokyo, Kanagawa, Mie, Shiga, Kyoto, Osaka, Hyogo, Naga, Wakayama, Tottori e Shimane.

E não perca a terceira e última parte, com:
Okayama, Hiroshima, Yamaguchi, Tokushima, Kagawa, Ehime, Kouchi, Fukuoka, Saga, Nagasaki, Kumamoto, Oita, Miyazaki, Kagoshima e Okinawa.


Confira aqui o post original (em inglês) dos nossos amigos Koichi e Aya, da Tofugo:
https://www.tofugu.com/japan/japanese-food-by-prefecture/


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.