A vida em movimento!

Japão Melhores Pratos – Parte III

um guia passando pelas províncias japonesas, de norte a sul!

0

Se você chegou até aqui, provavelmente viu o primeiro e o segundo post do guia Japão Melhores Pratos. Confira agora, o último trecho desta lista com as províncias de Okayama, Hiroshima, Yamaguchi, Tokushima, Kagawa, Ehime, Kouchi, Fukuoka, Saga, Nagasaki, Kumamoto, Oita, Miyazaki, Kagoshima e Okinawa:

 

33. OKAYAMA

Pratos famosos da Província de Okayama

1. Okayama Barazushi – Rico em sabor, fruto do mar fresco e legumes por cima de arroz de sushi.

2. Hiruzen Okowa – Arroz cozido no vapor com feijão vermelho. Supostamente este prato surgiu quando alguém misturou acidentalmente os feijões vermelhos com o arroz pensando que era outra coisa. O que um erro agradável.

3. Mamakari Zushi – O mamakari é da família sardinella e neste caso é feito em forma de sushi. Embora, Okayama é um pouco conhecida por suas versões sushi e não-sushi.

 

34. HIROSHIMA

Pratos famosos da Província de Hiroshima

1. Hiroshima Okonomiyaki – A diferença do Okonomiyaki de Hiroshima é que, ao invés de misturar os ingredientes, eles serão dispostos em camadas, tornando o resultado um pouco mais alto, ainda mais considerando que você usa de 3 a 4 vezes mais quantidade de repolho.

2. Kaki Ryouri (Ostra cozida) – Se você estiver em Hiroshima, coma algo com ostras. Provavelmente será muito bom!

3. Anago Meshidon (Tigela de arroz com enguia) – Enguia em cima do arroz. Sim, enguia!

 

35. YAMAGUCHI

Pratos famosos da Província de Yamaguchi

1. Fugu Ryouri (prato com Baiacu) – Lembrando que é um peixe com partes venenosas, pode ser uma emoção experimentar este prato.

2. Fugu Sashi (fatias de Fugu) – este é apenas sashimi cortado finamente. Fugu também uma espécie de Baiacu.

3. Shirouo Ryouri (peixe Ice Goby) – O Ice Goby é um pequeno peixe, e a província de Yamaguchi é conhecida por fazer os melhores pratos com ele.

 

36. TOKUSHIMA

Pratos famosos da Província de Tokushima

1. Sobagome Zosui – Um grão de trigo que foi feito como um grosso mingau, já que o arroz não desenvolve muito bem nesta região. Este mingau é servido com várias coberturas e ingredientes.

2. Tarai Udon – É um udon que é colocado em uma bacia de madeira cheia de água quente. Pegue o udon e mergulhe-o no molho como você faria com soba, mas é um udon!

3. Iya Soba – Iya é um distrito de Tokushima, e aqui eles fazem soba que é colocado em caldo de sopa de iroko juntamente com outros ingredientes no topo.

 

37. KAGAWA

Pratos famosos da Província de Kagawa

1. Sanuki Udon – Sanuki é como a província de Kagawa nomeou este macarrão, mas podemos dizer que é o “Udon de Kagawa”. Com o udon Sanuki, você tem geralmente o macarrão servido al dente com um caldo do atum + algas.

2. Shippoku Udon – É um udon preparado com muitos legumes, geralmente servido no inverno. Os legumes são fervidos primeiro, em seguida, o macarrão vem como cobertura. Além de tudo, parece muito saudável.

3. Iriko Meshi – Esta sardinha é cozida por cima do arroz.

 

38. EHIME

Pratos famosos da Província de Ehime

1. Uwajima Tai Meshi – Este é um prato de arroz feito com peixe Tai que é servido no distrito de Uwajima de Ehime. Se você estiver em Uwajima não deixe de comer um.

2. Jakoten – Este bolo é feito de pequenos peixes que são misturados em uma pasta e, em seguida, frito. Basicamente,  é um bolo de peixe feito de Hotarujako, um pequeno peixe branco.

3. Satsuma-jiru – Este é um caldo com base de miso, mas com sabor de carne de porco e vegetais.

 

39. KOUCHI

Pratos famosos da Província de Kouchi

1. Katsuo no Tataki – Este é um peixe bonito, grelhado quase sob o fogo.  É saboreado com gengibre ralado (e outros ingredientes também, dependendo de sua localização).

2. Sawachi Ryouri – tradicionalmente é composto de sushi e sashimi, mas recentemente outros tipos de alimentos foram incluídos também. Basicamente, este é um grupo de comida servido em um enorme placa (chamado sawachi).

3. Katsuo no Tosazukuri – Esta é outra versão do #1, Katsuo no Tataki. Ambos são bastante semelhantes, possivelmente os mesmos, mas você deve comer ambos de qualquer maneira.

 

40. FUKUOKA

Pratos famosos da Província de Fukuoka

1. Mentaiko – Este ovo marinado de peixe polaco. Veio originalmente da Coréia, embora aparentemente a versão japonesa é um pouco diferente. Na verdade, foi nomeado como prato número um do Japão no Shuukan Bushun, aparentemente.

2. Motsu Nabe – Este prato é um nabe feito de carne de bovino ou miudezas de porco, que geralmente são intestinos.

3. Tori no Mizutaki – Este é outro prato nabe , desta vez com legumes e frango.

 

41. SAGA

Pratos famosos da Província de Saga

1. Yobiko no Ika Ryouri (Lula de Yobiko cozida) – Yobiko é uma cidade na província de Saga. Eles aparentemente fazem as melhores lulas. Coma a lula e divirta-se!

2. Mutsugurou no Kabayaki (Mudskipper – peixe saltador carbonizado) – Isto é o que parece, um peixe saltador, carbonizado.  O que é um mudskipper, você pergunta? Bem, isso é um peixe de pantanais que é anfíbio e pode andar em terra usando suas barbatanas. Nem queira saber o que eles comem. É uma boa maneira de controlar a população destes seres.

3. Dagojiru – É uma sopa que tem macarrão, frango e muitos tipos de legumes. Um bom e saudável prato impulsionador de energia, especialmente no inverno.

 

42. NAGASAKI

Pratos famosos da Província de Nagasaki

1. Sara Udon / Chanpon – Literalmente “placa” udon, isto é, quando você coloca uma base de macarrão em um prato, em seguida, cobre com repolho, brotos de feijão, outros vegetais, lulas, camarões, carne de porco e outras coisas. E também utiliza um macarrão mais espesso similar ao Udon.

2. Shippoku Ryori – Este é um tipo de cozimento que vem de banquetes tradicionais formais na China antiga. Mesas circulares são organizadas com iguarias japonesas e chinesas, bem como alimentos introduzidos pelos comerciantes europeus. Lembre-se, Nagasaki foi o único contato que o Japão teve com o mundo exterior por um longo tempo, por isso tem muita influência internacional!

3. Sasebo Burger – Este é um hambúrguer artesanal da Sasebo. Esta receita veio da marinha americana e foi distribuída pelo Japão onde se tornou eventualmente famosa.  Mesmo que você encontre razão para comer hambúrgueres no Japão, esta pode ser uma situação em que as regras não se aplicam.

 

43. KUMAMOTO

Pratos famosos da Província de Kumamoto

1. Basashi – Cavalo em fatias. Sim, você pode comer um sashimi de cavalo no Japão.

2. Ikinari Dango – Bolo cozido no vapor com pedaços de batata-doce na massa. O recheio é de anko (pasta de feijão vermelho).

3. Karashirenkon (Raiz de Lótus mostarda) – Karashi é um tipo de mostarda picante. Renkon é a raiz do lótus. Coloque-os juntos e … você tem karashirenkon! Certifique-se de cortá-lo antes de comê-lo. Não coma isso como um cachorro-quente.

 

44. OITA

Pratos famosos da Província de Oita

1. Buri no Atsumeshi – fatias atum amarelo cru que foram marinadas em um molho de soja / açúcar / vinagre / saquê, servidos sobre arroz quente. Também estão incluídos itens como cebola verde, nori e sementes de gergelim.

2. Gomadashi Udon – Este é o peixe que é grelhado, depois de esmagado e misturado com molho de soja e sementes de gergelim. É então posto sobre udon.

3. Tenobe Dango Jiru – Bolinhos de de um macarrão esticado na mão, servido em uma saborosa sopa.

 

45. MIYAZAKI

Pratos famosos da Província de Miyazaki

1. Miyazaki no Sumibiyaki – Esta é carne de frango que é cortada e grelhada sobre carvão até empretejar. O sabor carbonizado é o que torna este prato bom.

2. Hiyajiru – Peixes pequenos são grelhados e esmagados, em seguida, misturado com sementes de gergelim e miso. É então colocado em uma sopa com pepino e…. pepino.

3. Frango Nanban – Este é o estilo Kyushu  para frango frito que foi brevemente marinado em um doce-cremoso-salgado-apimentado molho chamado nanban.

 

46. KAGOSHIMA

Pratos famosos da Província de Kagoshima

1. Tori Meshi – Este é um prato de arroz de frango com muitas coisas sobre ele.

2. Kibinago Ryouri – Um peixe prata pequeno que vive fora de Kagoshima. Há muitas maneiras de comê-lo, mas o mais comum parece ser como sashimi, juntamente com um molho de miso. Outras formas incluem grelhados, fervidos, fritos e em sopas.

3. Tonkatsu Ryouri – Tonkatsu é porco que é cozido muito lentamente para que ele fique macio.

 

47. OKINAWA

Pratos famosos da Província de Okinawa

1. Soki Soba – Este é um soba que é servido com costeletas de carne de porco, inclusive ainda com a cartilagem.

2. Goya Chanpuru – Consiste num tofu combinado com legumes, carne ou peixe (e às vezes presunto spam!). O melão amargo parece ser um vegetal muito comum aqui.

3. Rafutee – barriga de porco que é macia, suculenta e muito parecida com bacon … mas melhor. É temperado com um caldo de gengibre, awamori e água. Basicamente, é delicioso, assim como o bacon!

 

Japão Melhores Pratos

Perdeu alguma parte? Confira:

Primeira parte com:

Segunda parte com:


Confira aqui o post original (em inglês) dos nossos amigos Koichi e Aya, da Tofugo:
https://www.tofugu.com/japan/japanese-food-by-prefecture/

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.