Provavelmente você acompanhou o primeiro post do guia Japão Melhores Pratos. Confira agora, as próximas províncias da lista: Toyama, Ishikawa, Fukui, Gifu, Nagano, Yamanashi, Aichi, Shizuoka, Gunma, Tochigi, Ibaraki, Saitama, Chiba, Tokyo, Kanagawa, Mie, Shiga, Kyoto, Osaka, Hyogo, Naga, Wakayama, Tottori e Shimane.
E não esqueça de acompanhar a terceira e última parte.
16. TOYAMA
1. Masuzushi (Trout Sushi) – Pode até parecer uma pizza de sushi.. oops… De qualquer forma, esta truta salgada é colocada no arroz e, em seguida, forrada com folhas de bambu. Pode vir em variações redondas ou não.
2. Shiro Ebi Ryori (pratos brancos do camarão) – Toyama é conhecido por seus pratos de camarão branco. Portanto, se você estiver em Toyama, procure tudo que têm camarão branco.
3. Hotaru Ika Ryori (Pratos Hotaru Squid) – Igualmente popular são os Hotaru Squid de Toyama. São pequenos pedaços e podem ser preparados em uma variedade de maneiras.
17. ISHIKAWA
1. Kabura Zushi (Turnip Sushi) – Este prato é feito de nabos conservados em sal e fatias de Olho de boi (uma espécie de peixe, juntamente com alguns outros ingredientes). É curado junto no arroz maltado.
2. Jibuni (guisado de Jibu) – Pato guisado coberto com farinha, nos vegetais sazonais e no glúten de trigo de Kanazawa.
3. Kaga Ryori (Kaga Dishes) – Alguma conexão com o Presidente Kaga? Provavelmente não. Ainda assim, # 3 são vários pratos agrupados em um. Este é um estilo de culinária que utiliza frutos do mar locais e um verde selvagem herdado pelos legumes. Não é apenas um tipo de prato, porém, mas você deve experimentá-lo se estiver na área da cidade de Kanazawa, onde isso é bem popular.
18. FUKUI
1. Oroshi Soba – Este é um prato frio de soba que tem várias coberturas sobre ele (ao contrário do zaru soba). Esta é ótima refeição para o verão.
2. Satoimo no Koroni (Batata Sato cozida lentamente) – Este prato simples de batata tem apenas alguns ingredientes: batatas sato, shoyu, açúcar e mirin. Mas, o gosto simples é o que torna este prato tão único.
3. Saba no Heshiko – Esta cavala é preservada pela província de Fukui. A cavala é limpa, salgada e, em seguida, colocada em farelo de arroz. Estes pedaços de peixe são levemente grelhados quando é a hora de comer.
19. YAMANASHI
1. Houtou – É um prato de macarrão achatado e legumes em uma sopa. O que torna ele único é que o macarrão udon é preparado no estilo de bolinho ao invés de de macarrão (por isso que os moradores locais não o consideram como um udon).
2. Yoshidano Udon (Udon de Yoshida) – Este prato especial da cidade de Fujiyoshida inclui udon surpreendentemente firme e espesso, coberto com vários ingredientes. Cada restaurante usa suas próprias especiarias (suridane), o que significa que pode variar de lugar para lugar. Experimente o “udon niku.” Ele tem carne de cavalo.
3. Kabocha Houtou (Abóbora Houtou) – Outro houtou (veja # 1). Desta vez com abóbora japonesa.
20. NAGANO
1. Shinshuu Soba – Duas partes de trigo, oito partes de trigo com mourisco. Foi nomeado a partir do antigo nome da província de Nagano.
2. Nozawanazuke (Nozawana Pickles) – Nozawana é a folha de um vegetal japonês. Esta é a variante picadinha de Nagano.
3. Oyaki – este é um tipo de bolinho japonês feito com massa fermentada de trigo com mourisco e envolta em várias coberturas. É geralmente cozido ou grelhado.
21. GIFU
1. Kurikinton (Pure de batatas com casquinha açucarada) – Kuri (castanhas) e kinton (batata-doce). Misture-os e você terá Kurikinton. Comer isso te trará riquezas (por causa da cor dourada).
2. Keichan – repolho, frango e cebola em uma marinada com shoyu e alho. É muitas vezes cozido em uma frigideira mongol, assim como jingisukan (ver Hokkaido).
3. Hobamiso (Miso com a folha da árvore Ho) – Estas folhas têm propriedades antibacterianas, o que as torna boas para manter os alimentos limpos. Neste prato, porém, vão as folhas secas. No topo, você coloca miso misturado com vários outros ingredientes. E então, é aquecido sob o fogo e você come o que estiver no topo.
22. SHIZUOKA
1. Sakuraebi Ryouri (pratos com camarão de cereja) – Se você estiver em Shizuoka e avistar no cardápio “sakura ebi”, peça-o imediatamente. Há muitas maneiras de preparar o camarão de Sakura, já que é um famoso alimento de Shizuoka.
2. Unagi No Kabayaki – Esta é enguia (unagi) mergulhada e grelhado em um molho à base de soja. Simplesmente deliciosa.
3. Shizuoka Oden – Esta é uma variedade de Oden (vários itens como: ovos cozidos, daikon, batatas, etc, que são primeiro fervidos, em seguida, mantidos em um caldo a fogo lento até a hora de ser servido). O Oden na versão de Shizuoka utiliza o nervo da carne para o caldo e tem um molho de soja forte. O caldo é então reabastecido, por isso os itens dentro obtem uma cor escura e cada vez mais escura e mais e mais deliciosa.
23. AICHI
1. Hitsumabushi – Este é o estilo Aichi para o Unagi-don (que é unagi no arroz). Há uma pequena diferença, no entanto. Primeiro você come o unagi. Então, você adiciona em alguns temperos. Finalmente, quando as coisas estiverem despedaçando e tudo ficando muito louco, adicione dashi (stock) e coma como um chazuke.
2. Miso Nikomi Udon – Este é um tipo de udon que é cozido em um caldo de miso com várias outras coberturas (como repolho, cebola, cenoura, negi, e assim por diante). O que soa muito bem como uma “comfort food“.
3. Tebasaki Karaage – nada pode sair errado com asas de frango, especialmente se forem fritas!
Bônus: Miso Katsu – Eu sempre pensei que este era realmente famoso, mas ele só ficou em #4 nas pesquisas. Ainda assim, eu gosto muito. Aichi ama o seu miso.
24. MIE
1. Ise Udon – molho de soja concentrado e sake doce são usados para fazer um caldo que vai sobre o grosso macarrão udon.
2. Tekonezushi – supostamente ensinado a um pescador por Kobo Daishi. Bonito e arroz de sushi são utilizados para criar este prato..
3. Ise Ebi Ryouri (prato de Lagosta Ise) – Se você encontrar com camarões ou lagostas em Ise, não tem o que sair errado!
25. SHIGA
1. Funazushi – Buna – a carpa é embalada em sal por um ano e depois de seca, é misturada com arroz. Esta mistura fermenta por mais três anos. E está pronto!
2. Kamo Nabe (Pato no pote quente) – Isto é exatamente o que parece. Pato, em um pote quente com outros ingredientes. É o pato que o torna delicioso, no entanto.
3. Ayu No Tsukudani – Este filhote de peixe-doce é cozido em molho de soja doce. Provavelmente vai bem para acompanhar bebidas.
26. KYOTO
1. Kaiseki Ryori (Jantar tradicional com sequência de pratos) – Isto não é apenas um prato, mas vários, vários pratos.
2. Kyou Tsukemono (Kyoto Pickles) – São picles feitos em Kyoto. São conhecidos por sua simplicidade e vêm em outras variedades.
3. Obanzai – Legumes do mar, berinjela, arenque, bacalhau, cavala salgada, tofu e daikon cozido.
27. OSAKA
1. Okonomiyaki – É um tipo de panqueca salgada com vários ingredientes, como repolho desfiado, barriga de porco, polvo, lulas, camarão, outros vegetais e temperos.
2. Takoyaki – Estes bolinhos arredondados são feitos com uma massa de farinha de trigo e recheados de outras coisas deliciosas, principalmente o tako (polvo), mas também gengibre, cebola verde e muito mais. Uma das coisas mais deliciosas do mundo.
3. Kitsune Udon (Fox Udon) – Um udon coberto com aburage.
28. HYOGO
1. Akashiyaki – Pequeno bolinho redondo da cidade de Akashi. A massa é feita de ovo e polvo e é mergulhado em um dashi antes de comer.
2. Kobe Beef – Isso não precisa de qualquer explicação, pois é famosa em todo o mundo. Massageia todos aqueles bois e deem cerveja à eles. Hmmmm…
3. Ikanago no kukini – Ikanago são peixes pequenos. Em seguida, eles são cozidos em molho de soja, gengibre, mirin e açúcar para transformá-lo neste prato. Um gostoso petisco para acompanhar bebidas.
29. NARA
1. Kaki no Ha Zushi – É um sushi usando fatias de cavala. São envoltos em folhas de caqui por causa de suas propriedades antibacterianas.
2. Miwa Somen – Este é apenas um somen, mas é de Miwa, que é particularmente famoso por fazer somen, então, apenas isso já significa que é muito bom.
3. Yamato no Chagayu – É um tipo de grão de arroz que é aparentemente muito japonês, ou muito antigo. Não tenho certeza qual. Provavelmente antigo, considerando que é da província de Nara.
30. WAKAYAMA
1. Kujira no Tatsuta Age (Carne de Baleia Frita) – É uma carne de baleia frita em muito óleo. Se para você, comer baleia é uma aberração, você deve evitar este prato.
2. Meharizushi – Uma bola de arroz coberta com uma folha de takana em conserva (folha de mostarda). O sabor amargo e o onigiri (bolinha de arroz) vão muito bem juntos.
3. Kue Nabe – Este prato é um nabe, feito com Kue, que é um dos peixes mais caros do japão, podendo ser traduzido como uma “garoupa do dente comprido”. E inclui outros ingredientes de nabe também.
31. TOTTORI
1. Matsubagani Ryouri – O Matsubagani é o “caranguejo da neve”. Tem braços super longos e é muito saboroso. Se você estiver em Tottori, vai querer experimentar Matsubagani não importa como ele está preparado.
2. Kanijuu (Sopa de Caranguejo) – Mais caranguejo! Desta vez em uma sopa.
3. Oyama Okowa – Este arroz é embebido por uma noite e, em seguida, cozido com várias coisas saborosas. Não deixa de ser uma farta refeição.
32. SHIMANE
1. Izumo Soba – é um soba no estilo de Izumo. A parte interessante sobre este soba é que os grãos são moídos ainda com as cascas para criar um gosto diferente (e provavelmente tornando-o melhor para você). Outra coisa que faz dele um prato diferente é você despeja o molho sobre o soba em vez de mergulhar o soba num molho.
2. Shijimi Jiru – Um caldo com base no miso feito com Shijimi (uma espécie de mariscos). Fantástico!
3. Taimeishi – Shimane é conhecida por seu prato onde o peixe Tai é colocado junto com o arroz. Parece simplesmente perfeito.
Japão Melhores Pratos – Parte III
Veja a terceira e última parte com as províncias de: Okayama, Hiroshima, Yamaguchi, Tokushima, Kagawa, Ehime, Kouchi, Fukuoka, Saga, Nagasaki, Kumamoto, Oita, Miyazaki, Kagoshima e Okinawa.
Confira aqui o post original (em inglês) dos nossos amigos Koichi e Aya, da Tofugo:
https://www.tofugu.com/japan/japanese-food-by-prefecture/